SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Práticas de escrita de educadoras como exPeriência formativa na escolaPesquisas com Norbert elias em História da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

CARVALHO, Cristina. A CIDADE E OS MUSEUS: COGNIÇÃO E TECNOLOGIAS EM QUESTÃO. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.3, pp.85-103. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n2pxx-xx.

O presente artigo aborda aspectos relacionados aos espaços não formais de educação, na perspectiva da cidade educadora, e o potencial dos museus no uso de tecnologias digitais para ampliar experiências educativas. Desse modo, são então analisadas algumas ações que vêm sendo desenvolvidas nessa área e que incorporam a cidade como ambiente de educação e memória coletiva de uma comunidade, a partir dos artefatos nos quais a memória é acionada e interpretada. Constata-se que o uso de ambientes virtuais e de tecnologias digitais tem se apresentado de modo cada vez mais recorrente em museus, modificando experiências corporais e culturais, e expandindo os espaços de aprendizagem.

Palavras-chave : CIDADE; MUSEUS; TECNOLOGIAS; COGNIÇÃO.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )