SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3THE CITY AND ITS MUSEUMS: COGNITION AND TECHNOLOGY IN QUESTIONTHE PARADOXES OF HEROISM AND CIVILIZATION IN IGNACIO MANUEL ALTAMARINO author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

HONORATO, TONY. Pesquisas com Norbert elias em História da educação. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.3, pp.107-127. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n3p107-127.

O texto objetiva apresentar um quadro de pesquisas em História da Educação disseminadas na comunidade acadêmica e produzidas a partir das teorias de Norbert Elias. Os conceitos privilegiados são: figuração, poder, Estado e gênio. Tais constructos nos possibilitaram interpretações sobre a história das instituições escolares como monopólios do Estado, das escolas de formação de professores como figurações de relações de poder e das trajetórias de educadores intelectuais como um entrecruzamento do pedagógico, cultural, político, artístico e social. Os temas abordados recaíram a respeito da sociedade brasileira do século XIX e início do XX.

Keywords : NORBERT ELIAS; TEORIA; HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO; INSTITUIÇÃO ESCOLAR; FORMAÇÃO DE PROFESSOR.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )