SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3LA CIUDAD Y LOS MUSEOS: ESTUDIO DE LA COGNICIÓN Y LA TECNOLOGÍALAS PARADOJAS DEL HEROÍSMO Y DE LA CIVILIZACIÓN EN IGNACIO MANUEL ALTAMARINO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

HONORATO, TONY. Pesquisas com Norbert elias em História da educação. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.3, pp.107-127. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n3p107-127.

O texto objetiva apresentar um quadro de pesquisas em História da Educação disseminadas na comunidade acadêmica e produzidas a partir das teorias de Norbert Elias. Os conceitos privilegiados são: figuração, poder, Estado e gênio. Tais constructos nos possibilitaram interpretações sobre a história das instituições escolares como monopólios do Estado, das escolas de formação de professores como figurações de relações de poder e das trajetórias de educadores intelectuais como um entrecruzamento do pedagógico, cultural, político, artístico e social. Os temas abordados recaíram a respeito da sociedade brasileira do século XIX e início do XX.

Palabras clave : NORBERT ELIAS; TEORIA; HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO; INSTITUIÇÃO ESCOLAR; FORMAÇÃO DE PROFESSOR.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )