SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3LAS PARADOJAS DEL HEROÍSMO Y DE LA CIVILIZACIÓN EN IGNACIO MANUEL ALTAMARINOORGANIZAÇÃO DA NAÇÃO E MONOPOLIZAÇÃO DO ENSINO PELO ESTADO: HOMOGENEIDADE CULTURAL E EXCLUSÃO SOCIORRACIAL (BRASIL, SÉCULOS XIX E XX) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

MONTAGNOLI, GILMAR ALVEZ  e  COSTA, CÉLIO JUVENAL. EDUCAÇÃO, JUSTIÇA E CONFIGURAÇÃO SOCIAL NA AMÉRICA PORTUGUESA NO SÉCULO XVII. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.3, pp.149-170. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n3p149-170.

Este artigo tem como objetivo analisar a administração da justiça na América portuguesa do século XVII, com base em pressupostos da teoria de Norbert Elias. São analisadas, mais especificamente, as Ordenações Filipinas, código jurídico publicado no ano de 1603. Parte-se do entendimento de que as Ordenações expressam o esforço de controle do Estado sobre os indivíduos, possível graças à monopolização da violência física. A análise conta com contribuições de Bourdieu que possibilitam discutir o lugar do direito na configuração social, especialmente no aspecto do “poder simbólico” como instrumento de controle. A norma expressa o anseio de controlar as ações humanas, coibindo comportamentos indesejados e motivando práticas tidas como ideais no contexto. Traduz a necessidade de regulamentação das atividades do Estado e, mais especificamente, das ações individuais, expressando a constante correspondência entre estrutura social e estrutura do ser individual. Além da força física, portanto, são identificados dispositivos capazes de despertar sentimentos com condições de atuar na internalização de hábitos.

Palavras-chave : EDUCAÇÃO; AMÉRICA PORTUGUESA; ORDENAÇÕES FILIPINAS; PROCESSO CIVILIZADOR.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )