SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3ORGANIZAÇÃO DA NAÇÃO E MONOPOLIZAÇÃO DO ENSINO PELO ESTADO: HOMOGENEIDADE CULTURAL E EXCLUSÃO SOCIORRACIAL (BRASIL, SÉCULOS XIX E XX)NORBERT ELIAS E MOZART COMO OUTSIDERS: MEMÓRIAS DE INFÂNCIA E FIGURAÇÃO SOCIAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

CUNHA, Maria Teresa Santos  e  SANTOS, Márcia Regina dos. PRECEITOS PARA BEM VIVER: UM ESTUDO SOBRE MANUAIS DE CIVILIDADE E ETIQUETA NA DÉCADA DE 1950. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.3, pp.191-211. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n3p191-211.

O período posterior às guerras mundiais demandou a reinvenção das convivências, do sentimento de pertença e das formas de distinção. O presente artigo discutirá as leituras de formação, mais precisamente, manuais de etiqueta e boas maneiras produzidos para contribuírem no processo de reabilitação dos modos entendidos como civilizados, no sentido de compreender as concepções do que é civilizado em cada tempo, as formas mobilizadas para internalizar os hábitos, os tipos de conteúdos divulgados e quais eram os ensinamentos propostos na literatura sobre boas maneiras. Como corpo documental, foram selecionados dois manuais de boas maneiras produzidos na década de 1950, editados e comercializados no Brasil, intitulados Aprenda boas maneiras, da autora Dora Maria (1958) e Boas maneiras, da autora Carmen D’Ávila (1958). A análise dos documentos sinalizou que a formação proposta nos dois manuais se constrói a partir de lugares diferentes que convergem para uma mesma organização. As considerações elaboradas a partir das discussões de Norbert Elias sobre o tema, a abordagem de alguns conteúdos e a análise da materialidade permitiram evidenciar a continuidade dessa demanda por formação e o potencial de alcance das prescrições.

Palavras-chave : MANUAIS DE CIVILIDADE; ETIQUETA; NORBERT ELIAS.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )