SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3PRECEPTS TO LIVE WELL: A STUDY ON CIVILITY AND ETIQUETTE MANUALS IN THE 1950SMIMETIC ACTIVITIES AND CONTROL DEVICES IN THE AMERICAN BAPTIST COLLEGE IN THE RECIFE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

SARAT, MAGDA  and  SUTTANA, RENATO. NORBERT ELIAS E MOZART COMO OUTSIDERS: MEMÓRIAS DE INFÂNCIA E FIGURAÇÃO SOCIAL. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.3, pp.213-236. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n3p213-236.

Inspirando-se na obra teórica de Norbert Elias, as ciências humanas têm avançado nos diferentes contextos investigativos, com desdobramentos importantes e variados. O presente artigo é um recorte de pesquisas que temos desenvolvido sobre temas como memória, infância e literatura, com base numa fundamentação teórica elisiana. Particularmente, temos recorrido às contribuições desse pensador para tratar, em especial, os temas da educação e da formação dos indivíduos desde a infância. Neste artigo, utilizando como fontes as obras do próprio Elias e textos biográficos de comentadores, buscaremos elementos que ajudem a compreender a pessoa desse sociólogo brilhante, que no entanto foi considerado um outsider ao longo de sua trajetória humana e intelectual. Sugestionados pelo livro Mozart: sociologia de um gênio, no qual Elias, ao escrever sobre o músico austríaco, revela traços de sua própria personalidade, queremos analisar e enfocar essa trajetória, com ênfase especial nas memórias de infância, às quais Elias recorre para externar suas percepções sobre os outsiders, tema fundamental de suas postulações. Estudaremos também o modo como o conceito de outsider, na modernidade, indica o lugar social do indivíduo no processo civilizador e nos diferentes grupos, marcando as trajetórias coletivas e individuais dos seres humanos.

Keywords : NORBERT ELIAS; MEMÓRIA; INFÂNCIA; ESTABELICIDOS E OUTSIDERS.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )