SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3PRECEITOS PARA BEM VIVER: UM ESTUDO SOBRE MANUAIS DE CIVILIDADE E ETIQUETA NA DÉCADA DE 1950ATIVIDADES MIMÉTICAS E DISPOSITIVOS DE CONTROLE NO COLÉGIO AMERICANO BATISTA NO RECIFE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

SARAT, MAGDA  e  SUTTANA, RENATO. NORBERT ELIAS E MOZART COMO OUTSIDERS: MEMÓRIAS DE INFÂNCIA E FIGURAÇÃO SOCIAL. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.3, pp.213-236. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n3p213-236.

Inspirando-se na obra teórica de Norbert Elias, as ciências humanas têm avançado nos diferentes contextos investigativos, com desdobramentos importantes e variados. O presente artigo é um recorte de pesquisas que temos desenvolvido sobre temas como memória, infância e literatura, com base numa fundamentação teórica elisiana. Particularmente, temos recorrido às contribuições desse pensador para tratar, em especial, os temas da educação e da formação dos indivíduos desde a infância. Neste artigo, utilizando como fontes as obras do próprio Elias e textos biográficos de comentadores, buscaremos elementos que ajudem a compreender a pessoa desse sociólogo brilhante, que no entanto foi considerado um outsider ao longo de sua trajetória humana e intelectual. Sugestionados pelo livro Mozart: sociologia de um gênio, no qual Elias, ao escrever sobre o músico austríaco, revela traços de sua própria personalidade, queremos analisar e enfocar essa trajetória, com ênfase especial nas memórias de infância, às quais Elias recorre para externar suas percepções sobre os outsiders, tema fundamental de suas postulações. Estudaremos também o modo como o conceito de outsider, na modernidade, indica o lugar social do indivíduo no processo civilizador e nos diferentes grupos, marcando as trajetórias coletivas e individuais dos seres humanos.

Palavras-chave : NORBERT ELIAS; MEMÓRIA; INFÂNCIA; ESTABELICIDOS E OUTSIDERS.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )