SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3NORBERT ELIAS AND MOZART AS OUTSIDERS: CHILDHOOD MEMORIES AND SOCIAL FIGURATIONSOCIOLOGY OF AN EDUCATOR – PASCHOAL LEMME AND ADULT EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

SOUZA, EDILSON FERNANDES; SIMOES, JOSÉ LUÍS  and  COSTA, MARCOS ANDRÉ NUNES. ATIVIDADES MIMÉTICAS E DISPOSITIVOS DE CONTROLE NO COLÉGIO AMERICANO BATISTA NO RECIFE. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.3, pp.237-254. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n3p237-254.

À luz da teoria eliasiana, o artigo apresenta as atividades miméticas incentivadas no Colégio Americano Batista, criado na cidade do Recife, em 1906, e os seus dispositivos institucionais publicados para orientar e controlar os estudantes no cotidiano educacional. A análise concentra-se em fontes como o Prospecto de 1918, o Regulamento Disciplinar de 1920 e o Decálogo de 1925. Constata-se que a Instituição Educacional Batista tinha como objetivo o desenvolvimento do self-control em seus estudantes, permitindo jogos parlamentares e atléticos e proibindo, simultaneamente, impulsos contrários à Lei do Governo Próprio e o Cavalheirismo no Jogo. Assim, o referido Colégio buscava afirmação de membros outsiders no campo educacional e cristão protestante.

Keywords : AUTOCONTROLE; ATIVIDADES MIMÉTICAS; COLÉGIO BATISTA.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )