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versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

XAVIER, CRISTIANE FERNANDA. SOCIOLOGIA DE UM EDUCADOR – PASCHOAL LEMME E A EDUCAÇÃO DE ADULTOS. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.3, pp.255-278. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n3p255-278.

Análise da figuração de Paschoal Lemme em sua interdependência com outras pessoas e grupos no processo de sua militância e produção intelectual em favor da educação de adultos. À luz das proposições eliasianas, o exame documental aponta que para Lemme a criação de um sistema público de ensino democrático estava subordinada à mudança das condições sociais da população. Por entender que a qualificação do trabalhador redundaria na melhoria da sua situação material e favoreceria a sua participação, na perspectiva de Lemme a educação de adultos era tida como um dos componentes capazes de operar em prol das transformações sociais necessárias à democratização do ensino. Vinculado ao comunismo, trabalhou pela revolução burguesa face os limites das possibilidades impostas à revolução operária. Mas as tensões e os conflitos envolvidos na validação das ideias sugerem que, no decorrer do processo social, a identificação de Lemme com a ideologia marxista e a sua proximidade com os comunistas concorreram para interditar a penetração das suas posições em circuitos sociais mais amplos.

Palavras-chave : PASCHOAL LEMME; EDUCAÇÃO DE ADULTOS; FIGURAÇÃO; NORBERT ELIAS.

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