SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3SOCIOLOGIA DE UM EDUCADOR – PASCHOAL LEMME E A EDUCAÇÃO DE ADULTOSAS PAIXÕES, AS PULSÕES E AS EMOÇÕES HUMANAS EM ARISTÓTELES, FREUD E NORBERT ELIAS: UMA REFLEXÃO PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

COSTA, DEANE MONTEIRO VIEIRA. CIVILIZAR O CAMPO: EDUCAÇÃO, SAÚDE E INICIAÇÃO PROFISSIONAL NOS CURSOS DE ALFABETIZAÇÃO DA PROFESSORA ZILMA COELHO PINTO, NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO (1947-1963). Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.3, pp.279-305. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n3p279-305.

Este trabalho é resultado de pesquisa que teve por finalidade investigar, numa perspectiva histórica, a trajetória de vida da professora Zilma Coelho Pinto e do seu planejamento pedagógico em favor da alfabetização, assistência social e profissionalização, durante a primeira Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA), criada pelo Ministério da Educação e Saúde Pública, no Brasil. A partir de ampla pesquisa de fontes documentais, como: jornais, revistas, relatórios de governo e entrevistas com familiares e auxiliares da Campanha, foi possível analisar que a alfabetização proposta pela professora Zilma envolveu outros conteúdos, a saber: valores e comportamentos pautados em preocupações com a higiene, a saúde e a moral. As lições de civilização de Zilma, como constatamos, tinham como destinatários os alunos. A fim de desenvolver a nossa pesquisa, recorremos ao conceito de Processo Civilizador de Norbert Elias (1993, 1994, 1997) para compreender a CEAA e a atuação da alfabetizadora Zilma como um campo de ação da organização sanitária moderna por meio de um “ethos” de civilidade, que focalizou oatendimento aos adolescentes, jovens, adultos, pobres, mestiços e analfabetos no Estado do Espírito Santo.

Palavras-chave : CAMPANHA DE ALFABETIZAÇÃO; EDUCAÇÃO RURAL; INICIAÇÃO PROFISSIONAL; HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )