SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3CIVILIZAR O CAMPO: EDUCAÇÃO, SAÚDE E INICIAÇÃO PROFISSIONAL NOS CURSOS DE ALFABETIZAÇÃO DA PROFESSORA ZILMA COELHO PINTO, NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO (1947-1963)A CONSTRUÇÃO DO EU NAS NARRATIVAS DE VIDA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

CORREIO, ALONSO BEZERRA CARVALHO  e  CORREIO, CARLOS FONSECA BRANDÃO. AS PAIXÕES, AS PULSÕES E AS EMOÇÕES HUMANAS EM ARISTÓTELES, FREUD E NORBERT ELIAS: UMA REFLEXÃO PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.3, pp.307-329. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n3p307-329.

Este artigo visa refletir acerca do papel e da importância dos estados afetivos como as paixões, as pulsões e as emoções no processo de constituição, formação e ação dos indivíduos e da própria sociedade e suas possíveis ressonâncias na educação. De caráter teórico, parte da exposição de um problema crucial na vida escolar atualmente: a questão da violência. Em seguida, trata de expor a compreensão que Aristóteles, Freud e Norbert Elias tiveram a respeito desses estados afetivos, articulando-a com os desafios que são enfrentados por professores e alunos em uma sala de aula. As emoções, as paixões e as pulsões pertencem à natureza humana, isto é, para conhecer melhor os homens talvez devêssemos começar a observar como nós lidamos com elas, o que pode contribuir na compreensão do caráter de um indivíduo e de um grupo. Nesse aspecto, a melhor maneira de se estabelecer estratégias para influenciar a conduta de uma pessoa está em considerar esse outro lado da existência, o que pode explicar as atitudes violentas. Portanto, as contribuições da filosofia, da psicologia e da sociologia e tomando o ambiente escolar como um lugar formativo, onde se manifestam os mais diversos tipos de sentimentos, pode nos conduzir a um modo de vida pautado na moderação, na prudência e na temperança, isto é, em virtudes que garantam a experiência da felicidade, da tolerância e do respeito.

Palavras-chave : Paixões; Pulsões; Emoções; Ética; Formação Humana.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )