SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3AS PAIXÕES, AS PULSÕES E AS EMOÇÕES HUMANAS EM ARISTÓTELES, FREUD E NORBERT ELIAS: UMA REFLEXÃO PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEADUAS LEITURAS DE UM MOVIMENTO: NORBERT ELIAS E THEODOR W. ADORNO, SOBRE O PROCESSO CIVILIZADOR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

WORCMAN, KAREN  e  COSTA, ANDRÉ OLIVEIRA. A CONSTRUÇÃO DO EU NAS NARRATIVAS DE VIDA. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.3, pp.331-354. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n3p331-354.

Neste artigo, analisamos a construção do Eu nas narrativas de vida a partir das perspectivas da sociologia de Norbert Elias e da psicanálise de Sigmund Freud. De início, fazemos uma breve leitura da constituição do Eu, segundo N. Elias, a partir de sua leitura de S. Freud para, em seguida, pontuarmos como o processo de produção de uma narrativa de vida pode significar, para um narrador, um exercício de construção do Eu. Nesta análise, utilizamos alguns conceitos oriundos da história oral para apresentar a narrativa de vida como um documento historicamente construído. Por fim, analisamos duas histórias de vida que fazem parte do acervo do Museu da Pessoa para comparar de que forma indivíduos de contextos socioculturais muito diferentes constroem, em suas narrativas, visões de si e da sociedade.

Palavras-chave : NORBERT ELIAS; PSICANÁLISE; HISTÓRIA ORAL; MUSEU DA PESSOA; NARRATIVAS DE VIDA.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )