SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número40Memória, aprendizagem e tecnologia: uma experiência com os alunos do ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação e Cultura Contemporânea

versão impressa ISSN 1807-2194versão On-line ISSN 2238-1279

Resumo

SANTOS, Rosa Maria Cardoso dos  e  LEMGRUBER, Marcio Silveira. Entre o feijão e o sonho: discursos ciberativistas sobre a meritocracia na Educação Pública no Rio de Janeiro. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.40, pp.6-23.  Epub 22-Jul-2018. ISSN 2238-1279.  https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180045.

O presente artigo tem por objetivo estabelecer uma reflexão sobre os discursos de professores ciberativistas acerca da meritocracia aplicada à educação pública no Rio de Janeiro, investigando, a partir da análise retórica proposta pela Teoria da Argumentação de Chaïm Perelman, as crenças, valores, visões e práticas que servem de base para as argumentações adotadas por esse grupo. Além disso, tecemos uma análise acerca das possibilidades e limites do apelo discursivo dessa retórica praticada online, para fins de mobilização social e política dos professores. Os resultados mostram que os discursos dos oradores do grupo se baseiam, principalmente, em uma dissociação de noções para o termo "escola pública", que serve de suporte à adoção dos discursos que têm como função exaltar ou execrar valores e hierarquias de valores, e gerar uma comunhão em torno deles, pelo auditório. O lócus do encontro argumentativo foi utilizado, na maior parte das vezes para externar slogans críticos às postagens contrárias, com pouco desenvolvimento dos pontos de vista.

Palavras-chave : Ciberativismo; Educação Pública; Análise Retórica; Argumentação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )