SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue40Memory, learning and technology: an experience with students of fundamental teaching"Imagine, I saw myself on the television in my living room!" Audiovisual production and the empowerment of the people in the rural areas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação e Cultura Contemporânea

Print version ISSN 1807-2194On-line version ISSN 2238-1279

Abstract

LIMA, Mixilene Sales Santos Correio; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do Correio; CASTRO FILHO, José Aires Correio  and  LIMA NETO, Clodomir Silva Correio. Aprendizagem colaborativa com suporte computacional: o uso de aplicativo colaborativo no ensino fundamental. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.40, pp.43-63.  Epub Jan 17, 2018. ISSN 2238-1279.  https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180047.

A aprendizagem colaborativa pode ser definida como os processos de construção de conhecimentos por meio de interações sociais. No contexto educacional, acontece também por meio do trabalho em grupo. Na presente pesquisa, consideramos a ocorrência de aprendizagem colaborativa nas situações que evidenciam a participação dos alunos, por meio do trabalho em grupo ao aprender algo juntos enquanto utilizam aplicativo colaborativo com apoio de dispositivo móvel, especificamente o netbook. Ao longo deste estudo, apresentamos como as funcionalidades do aplicativo foram exploradas nas práticas educativas pelos alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública, ilustrando evidências da aprendizagem colaborativa nas atividades do projeto sobre sustentabilidade. Os processos de interações sociais, as funcionalidades do recurso utilizado, a utilização de tecnologias móveis e o seu aporte na educação foram retratados neste texto. Os resultados apresentam que tanto os dispositivos. móveis quanto o uso de aplicativos que favoreçam a colaboração, possibilitam a construção de uma aprendizagem colaborativa, bem como compartilhamento recíproco de informações e conteúdos consolidados em sala de aula. Depreendemos que o apoio pedagógico destas ferramentas se mostrou favorável ao trabalho colaborativo, resultando em uma aprendizagem mútua e dinâmica. A inserção dessas tecnologias no âmbito educacional torna-se ferramentas relevantes no processo de ensino e aprendizagem, bem como no desenvolvimento de produção compartilhada do saber, despertando o caráter crítico e criativo dos alunos.

Keywords : Aprendizagem colaborativa; Aplicativo de desenho; Ensino Fundamental; Aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )