SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número40Memória, aprendizagem e tecnologia: uma experiência com os alunos do ensino fundamental"Imagina, eu me vi na televisão da minha sala!" A produção audiovisual e o empoderamento dos sujeitos do campo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação e Cultura Contemporânea

versión impresa ISSN 1807-2194versión On-line ISSN 2238-1279

Resumen

LIMA, Mixilene Sales Santos Correio; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do Correio; CASTRO FILHO, José Aires Correio  y  LIMA NETO, Clodomir Silva Correio. Aprendizagem colaborativa com suporte computacional: o uso de aplicativo colaborativo no ensino fundamental. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.40, pp.43-63.  Epub 17-Ene-2018. ISSN 2238-1279.  https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180047.

A aprendizagem colaborativa pode ser definida como os processos de construção de conhecimentos por meio de interações sociais. No contexto educacional, acontece também por meio do trabalho em grupo. Na presente pesquisa, consideramos a ocorrência de aprendizagem colaborativa nas situações que evidenciam a participação dos alunos, por meio do trabalho em grupo ao aprender algo juntos enquanto utilizam aplicativo colaborativo com apoio de dispositivo móvel, especificamente o netbook. Ao longo deste estudo, apresentamos como as funcionalidades do aplicativo foram exploradas nas práticas educativas pelos alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública, ilustrando evidências da aprendizagem colaborativa nas atividades do projeto sobre sustentabilidade. Os processos de interações sociais, as funcionalidades do recurso utilizado, a utilização de tecnologias móveis e o seu aporte na educação foram retratados neste texto. Os resultados apresentam que tanto os dispositivos. móveis quanto o uso de aplicativos que favoreçam a colaboração, possibilitam a construção de uma aprendizagem colaborativa, bem como compartilhamento recíproco de informações e conteúdos consolidados em sala de aula. Depreendemos que o apoio pedagógico destas ferramentas se mostrou favorável ao trabalho colaborativo, resultando em uma aprendizagem mútua e dinâmica. A inserção dessas tecnologias no âmbito educacional torna-se ferramentas relevantes no processo de ensino e aprendizagem, bem como no desenvolvimento de produção compartilhada do saber, despertando o caráter crítico e criativo dos alunos.

Palabras clave : Aprendizagem colaborativa; Aplicativo de desenho; Ensino Fundamental; Aprendizagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )