SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue40"Imagine, I saw myself on the television in my living room!" Audiovisual production and the empowerment of the people in the rural areasTeaching experiences in dance and folklore in youth and adult education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação e Cultura Contemporânea

Print version ISSN 1807-2194On-line version ISSN 2238-1279

Abstract

QUIROGA, Fernando Lionel  and  COVIC, Amália Neide. Uma problematização sobre o papel do professor em ambiente hospitalar: divergências e convergências entre as instituições hospital e escola. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.40, pp.92-114.  Epub Apr 22, 2017. ISSN 2238-1279.  https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180049.

O propósito deste ensaio consistiu em discutir o papel do professor no processo de escolarização hospitalar. Concentramos os esforços no debate entre as relações da atuação deste profissional num espaço institucional diverso (o hospital) daquele implicado no seu processo de formação (a escola). A análise partiu dos principais pontos de convergência debatidos na literatura específica, sobretudo no que diz respeito às questões fundamentais preconizadas no exercício deste profissional. A intencionalidade reside nas relações dos pontos de convergência às demandas do professor atuante no ambiente hospitalar. A composição teórica de nossa argumentação partiu do conceito de ação, de Hannah Arendt. Finalmente, discutimos a ideia de interface entre as duas instituições envolvidas no processo de escolarização hospitalar, isto é, o hospital e a escola. Tal argumentação é o que nos permitiu refletir sobre a formação de professores, não mais como uma quimera escola-hospital, mas como um espaço inacabado que vai se construindo ao passo da própria história profissional.

Keywords : Formação de professores; Hospital; Escola; Instituição.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )