SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número40"Imagina, eu me vi na televisão da minha sala!" A produção audiovisual e o empoderamento dos sujeitos do campoVivências Docentes em Dança e Folclore na Educação de Jovens e Adultos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação e Cultura Contemporânea

versión impresa ISSN 1807-2194versión On-line ISSN 2238-1279

Resumen

QUIROGA, Fernando Lionel  y  COVIC, Amália Neide. Uma problematização sobre o papel do professor em ambiente hospitalar: divergências e convergências entre as instituições hospital e escola. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.40, pp.92-114.  Epub 22-Abr-2017. ISSN 2238-1279.  https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180049.

O propósito deste ensaio consistiu em discutir o papel do professor no processo de escolarização hospitalar. Concentramos os esforços no debate entre as relações da atuação deste profissional num espaço institucional diverso (o hospital) daquele implicado no seu processo de formação (a escola). A análise partiu dos principais pontos de convergência debatidos na literatura específica, sobretudo no que diz respeito às questões fundamentais preconizadas no exercício deste profissional. A intencionalidade reside nas relações dos pontos de convergência às demandas do professor atuante no ambiente hospitalar. A composição teórica de nossa argumentação partiu do conceito de ação, de Hannah Arendt. Finalmente, discutimos a ideia de interface entre as duas instituições envolvidas no processo de escolarização hospitalar, isto é, o hospital e a escola. Tal argumentação é o que nos permitiu refletir sobre a formação de professores, não mais como uma quimera escola-hospital, mas como um espaço inacabado que vai se construindo ao passo da própria história profissional.

Palabras clave : Formação de professores; Hospital; Escola; Instituição.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )