SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue40A problematization about the teacher’s role in hospital environment: divergence and convergence between hospital and school institutions.The Build of Professional Identity(ies) of Physical Education Graduates author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação e Cultura Contemporânea

Print version ISSN 1807-2194On-line version ISSN 2238-1279

Abstract

WOLFFENBUTTEL, Cristina Rolim; LOPES, Sílvia da Silva  and  DA ROSA, Helenice Paula Verde. Vivências Docentes em Dança e Folclore na Educação de Jovens e Adultos. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.40, pp.115-141.  Epub July 22, 2018. ISSN 2238-1279.  https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180050.

O artigo apresenta duas vivências docentes na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Uma delas ocorreu durante um estágio curricular, no curso de Licenciatura em Dança, em uma escola pública estadual, na cidade de Montenegro/RS. Nesta vivência, o estágio foi desenvolvido com vistas ao desenvolvimento dos conteúdos específicos da Dança, oportunizando aos estudantes a percepção de seus próprios corpos, e relacionando as movimentações ocorridas em seus cotidianos às qualidades de movimentos fundamentadas em Laban. A segunda experiência foi desenvolvida por uma professora já formada, tendo ocorrido na disciplina de Artes, em uma escola pública municipal da cidade de Porto Alegre/RS. Objetivou desnaturalizar alguns padrões estabelecidos em relação ao Folclore, como algo sem valor, relacionado ao antiquado e sem uso. Foi estruturado como um projeto desenvolvido em sala de aula, durante um semestre. O foco deu-se no resgate do Folclore, particularmente nos contos e nas lendas, tendo como referencial teórico a compreensão de conceitos de Folclore e Folclore na Escola, transversalizados à Educação e à EJA. Considerando-se o atual contexto educacional de relativamente pouca oferta de atividades corporais na EJA, e o trabalho ainda incipiente com Artes nas escolas, a experiência com a docência em Dança e o trabalho com as Artes e o Folclore apresentaram-se desafiadores e contributivos para os estudantes desta modalidade de ensino. Entende-se que, ao apresentar e discutir ambas as vivências docentes, uma em Dança e a outra em Folclore, seja possível apontar limites e possibilidades para o avanço da Educação de Jovens e Adultos.

Keywords : Educação de Jovens e Adultos; Dança; Folclore; Vivências Docentes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )