SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número40Uma problematização sobre o papel do professor em ambiente hospitalar: divergências e convergências entre as instituições hospital e escola.A Construção de Identidade(s) Profissional(is) de Formandos em Educação Física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação e Cultura Contemporânea

versão impressa ISSN 1807-2194versão On-line ISSN 2238-1279

Resumo

WOLFFENBUTTEL, Cristina Rolim; LOPES, Sílvia da Silva  e  DA ROSA, Helenice Paula Verde. Vivências Docentes em Dança e Folclore na Educação de Jovens e Adultos. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.40, pp.115-141.  Epub 22-Jul-2018. ISSN 2238-1279.  https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180050.

O artigo apresenta duas vivências docentes na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Uma delas ocorreu durante um estágio curricular, no curso de Licenciatura em Dança, em uma escola pública estadual, na cidade de Montenegro/RS. Nesta vivência, o estágio foi desenvolvido com vistas ao desenvolvimento dos conteúdos específicos da Dança, oportunizando aos estudantes a percepção de seus próprios corpos, e relacionando as movimentações ocorridas em seus cotidianos às qualidades de movimentos fundamentadas em Laban. A segunda experiência foi desenvolvida por uma professora já formada, tendo ocorrido na disciplina de Artes, em uma escola pública municipal da cidade de Porto Alegre/RS. Objetivou desnaturalizar alguns padrões estabelecidos em relação ao Folclore, como algo sem valor, relacionado ao antiquado e sem uso. Foi estruturado como um projeto desenvolvido em sala de aula, durante um semestre. O foco deu-se no resgate do Folclore, particularmente nos contos e nas lendas, tendo como referencial teórico a compreensão de conceitos de Folclore e Folclore na Escola, transversalizados à Educação e à EJA. Considerando-se o atual contexto educacional de relativamente pouca oferta de atividades corporais na EJA, e o trabalho ainda incipiente com Artes nas escolas, a experiência com a docência em Dança e o trabalho com as Artes e o Folclore apresentaram-se desafiadores e contributivos para os estudantes desta modalidade de ensino. Entende-se que, ao apresentar e discutir ambas as vivências docentes, uma em Dança e a outra em Folclore, seja possível apontar limites e possibilidades para o avanço da Educação de Jovens e Adultos.

Palavras-chave : Educação de Jovens e Adultos; Dança; Folclore; Vivências Docentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )