SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue40Teaching experiences in dance and folklore in youth and adult educationThe school climate from the perspective of public school students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação e Cultura Contemporânea

Print version ISSN 1807-2194On-line version ISSN 2238-1279

Abstract

VINHA, Telma Pileggi et al. A Construção de Identidade(s) Profissional(is) de Formandos em Educação Física. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.40, pp.142-162.  Epub May 08, 2018. ISSN 2238-1279.  https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180051.

O presente estudo tem o objetivo de analisar como as experiências no contexto de formação e inserção profissional de formandos em Educação Física constroem identidade(s) profissional(is). Utilizou-se para a produção de dados o grupo focal e foram participantes estudantes formandos do curso de Educação Física da Univali. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa em que os pressupostos metodológicos adotados se baseiam em autores como Gamboa (2012) e Negrine (2010). A análise dos dados foi realizada pela técnica de análise de conteúdo conforme Bardin (2011) e Franco (2012). Estes aportes foram extremamente relevantes nos arranjos teóricos e nas interligações metodológicas para a constituição da presente pesquisa. O processo de constituição de identidade(s) profissional(is) dos jovens formandos em EF evidencia-se pela soma de múltiplas experiências (passado, presente e futuro), principalmente no contexto da formação inicial, e é potencializado no processo da inserção profissional. Essa identidade profissional não é fixa, ela se forma e se transforma num movimento que é plural, diverso, complexo, oscilante, transitório, cambiante, circundante e contraditório, como ocorre nos processos de pesquisa e produção do conhecimento. Conclui-se que as experiências de formação e inserção profissional constroem identidade(s) profissional(is) não articuladas integralmente aos processos de pesquisa e criação de métodos e metodologias.

Keywords : Identidade profissional; Formação inicial; Inserção profissional; Processos de pesquisa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )