SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número40Vivências Docentes em Dança e Folclore na Educação de Jovens e AdultosO clima escolar na perspectiva dos alunos de escolas públicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação e Cultura Contemporânea

versión impresa ISSN 1807-2194versión On-line ISSN 2238-1279

Resumen

VINHA, Telma Pileggi et al. A Construção de Identidade(s) Profissional(is) de Formandos em Educação Física. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.40, pp.142-162.  Epub 08-Mayo-2018. ISSN 2238-1279.  https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180051.

O presente estudo tem o objetivo de analisar como as experiências no contexto de formação e inserção profissional de formandos em Educação Física constroem identidade(s) profissional(is). Utilizou-se para a produção de dados o grupo focal e foram participantes estudantes formandos do curso de Educação Física da Univali. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa em que os pressupostos metodológicos adotados se baseiam em autores como Gamboa (2012) e Negrine (2010). A análise dos dados foi realizada pela técnica de análise de conteúdo conforme Bardin (2011) e Franco (2012). Estes aportes foram extremamente relevantes nos arranjos teóricos e nas interligações metodológicas para a constituição da presente pesquisa. O processo de constituição de identidade(s) profissional(is) dos jovens formandos em EF evidencia-se pela soma de múltiplas experiências (passado, presente e futuro), principalmente no contexto da formação inicial, e é potencializado no processo da inserção profissional. Essa identidade profissional não é fixa, ela se forma e se transforma num movimento que é plural, diverso, complexo, oscilante, transitório, cambiante, circundante e contraditório, como ocorre nos processos de pesquisa e produção do conhecimento. Conclui-se que as experiências de formação e inserção profissional constroem identidade(s) profissional(is) não articuladas integralmente aos processos de pesquisa e criação de métodos e metodologias.

Palabras clave : Identidade profissional; Formação inicial; Inserção profissional; Processos de pesquisa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )