SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue40The Build of Professional Identity(ies) of Physical Education GraduatesThe environmental perception of students in the Municipal Schools of Manaus: a case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação e Cultura Contemporânea

Print version ISSN 1807-2194On-line version ISSN 2238-1279

Abstract

VINHA, Telma Pileggi et al. O clima escolar na perspectiva dos alunos de escolas públicas. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.40, pp.163-186.  Epub June 01, 2018. ISSN 2238-1279.  https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180052.

O clima escolar é compreendido como o conjunto de percepções dos integrantes da escola com relação aos seguintes fatores inter-relacionados: normas, objetivos, valores, relações humanas, organização e estruturas física, pedagógica e administrativa, os quais estão presentes na instituição educativa. Ele influencia as aprendizagens escolares e a qualidade das interações sociais. Esta pesquisa teve como objetivos conhecer a percepção dos alunos sobre o clima escolar, investigar se há diferenças entre as escolas pesquisadas e identificar quais dimensões do clima são percebidas como positivas, negativas ou neutras. Foi construído e aplicado um questionário capaz de avaliar o clima escolar em 566 alunos do 7º ao 9º ano de quatro escolas públicas, e realizadas observações em dois desses centros. No geral, as percepções dos alunos sobre o clima escolar se dividiram entre as posições neutra (47,6%) e positiva (48,1%), sendo que apenas 4,3% o consideram negativo. As dimensões avaliadas como mais positivas foram associadas à intimidação entre alunos, às regras, às relações sociais e aos conflitos. As menos positivas diziam respeito às relações da escola com a família e à infraestrutura. A avaliação do clima apresentou contribuições que podem reorientar o trabalho nessas escolas.

Keywords : Clima Escolar; Convivência Escolar; Conflitos Escolares; Jovens.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )