Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Educação e Cultura Contemporânea
versión impresa ISSN 1807-2194versión On-line ISSN 2238-1279
Resumen
VINHA, Telma Pileggi et al. O clima escolar na perspectiva dos alunos de escolas públicas. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.40, pp.163-186. Epub 01-Jun-2018. ISSN 2238-1279. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180052.
O clima escolar é compreendido como o conjunto de percepções dos integrantes da escola com relação aos seguintes fatores inter-relacionados: normas, objetivos, valores, relações humanas, organização e estruturas física, pedagógica e administrativa, os quais estão presentes na instituição educativa. Ele influencia as aprendizagens escolares e a qualidade das interações sociais. Esta pesquisa teve como objetivos conhecer a percepção dos alunos sobre o clima escolar, investigar se há diferenças entre as escolas pesquisadas e identificar quais dimensões do clima são percebidas como positivas, negativas ou neutras. Foi construído e aplicado um questionário capaz de avaliar o clima escolar em 566 alunos do 7º ao 9º ano de quatro escolas públicas, e realizadas observações em dois desses centros. No geral, as percepções dos alunos sobre o clima escolar se dividiram entre as posições neutra (47,6%) e positiva (48,1%), sendo que apenas 4,3% o consideram negativo. As dimensões avaliadas como mais positivas foram associadas à intimidação entre alunos, às regras, às relações sociais e aos conflitos. As menos positivas diziam respeito às relações da escola com a família e à infraestrutura. A avaliação do clima apresentou contribuições que podem reorientar o trabalho nessas escolas.
Palabras clave : Clima Escolar; Convivência Escolar; Conflitos Escolares; Jovens.