SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue40The school climate from the perspective of public school studentsAppointments on education, culture and ethnociences Paiter suruí author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação e Cultura Contemporânea

Print version ISSN 1807-2194On-line version ISSN 2238-1279

Abstract

RIBEIRO DE FRANCA, Patrícia Auxiliadora  and  VITORIO GUIMARAES, Maria da Glória. A percepção ambiental dos estudantes nas Escolas Municipais de Manaus. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.40, pp.187-203.  Epub Dec 13, 2017. ISSN 2238-1279.  https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180053.

A crescente preocupação com a questão ambiental proporciona que a temática da Educação Ambiental seja difundida e incorporada por diversos segmentos da sociedade, entre eles as escolas, para o desenvolvimento de atividades e projetos no intuito de educar as comunidades, procurando sensibilizá-las para a modificação de atitudes e posturas que sejam benéficas ao equilíbrio ambiental. Diante desse contexto, visando abordar especificamente a ideia que formam os estudantes das escolas municipais acerca da educação ambiental tem-se como problema de pesquisa o seguinte: até que ponto as Escolas Municipais de Manaus de têm contribuído para promover a Educação Ambiental (EA)?Em decorrência de tal pergunta, o trabalho teve como objetivo geral verificar, por meio da percepção dos alunos, se os projetos e ações em educação ambiental nas Escolas Municipais de Manaus trazem resultados significativos que se traduzam em práticas pessoais no dia a dia dos seus discentes. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, com pesquisa empírica do tipo descritiva, sobretudo na forma de trabalho de campo. Os principais resultados se mostraram concernentes com as abordagens de importantes autores da literatura sobre o assunto. Pode-se concluir que as ações de educação ambiental promovem mudanças de comportamento e despertam nos estudantes certo interesse para encontrar soluções para as problemáticas ambientais, todavia, para além do reconhecimento de valor e do interesse que os participantes têm sobre as questões ambientais, é necessário que as escolas avancem e busquem desenvolver novas ações.

Keywords : Educação ambiental; Percepção dos discentes; Escolas Municipais de Manaus.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )