SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número40A percepção ambiental dos estudantes nas Escolas Municipais de ManausEnsino superior e política de assistência estudantil: repensando a formação universitária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação e Cultura Contemporânea

versão impressa ISSN 1807-2194versão On-line ISSN 2238-1279

Resumo

RUIZ FERREIRA, Laide Maria  e  BARROS TRUBILIANO, Dr. Carlos Alexandre. Apontamentos sobre educação, cultura e etnoconhecimentos Paiter suruí. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.40, pp.204-223.  Epub 22-Jul-2018. ISSN 2238-1279.  https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180054.

O artigo apresenta os resultados de observações realizadas na Escola Indígena Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Sertanista José do Carmo Santana”, localizada na aldeia Gãpgir, linha 14, Terra Indígena Sete de Setembro, município de Cacoal, Rondônia. Tivemos como objetivo identificar quais são e como são trabalhados os etnoconhecimentos da cultura Paiter Suruí e até a que ponto a legislação vigente, que rege a educação específica e diferenciada para os povos indígenas, vem sendo cumprida na aldeia. Como procedimento de coleta de dados foram feitas entrevistas e análises documentais de materiais didáticos-pedagógicos. Os resultados apresentados apontam avanços no cumprimento da legislação, mas ainda muito longe do ideal, ou seja, acesso pleno a cidadania.

Palavras-chave : Educação escolar indígena; Currículo específico; Etnoconhecimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )