SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número40Apontamentos sobre educação, cultura e etnoconhecimentos Paiter suruíControle social e mediações étnico-raciais em Quanto Vale ou é Por Quilo? de Sérgio Bianchi índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação e Cultura Contemporânea

versão impressa ISSN 1807-2194versão On-line ISSN 2238-1279

Resumo

CHAVES, Jacqueline Cavalcanti  e  SILVEIRA, Franciene Aparecida da. Ensino superior e política de assistência estudantil: repensando a formação universitária. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.40, pp.224-250.  Epub 25-Jul-2018. ISSN 2238-1279.  https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180055.

Ao longo dos últimos anos, as políticas educacionais implementadas pelo governo federal têm priorizado a expansão do Ensino Superior e a reestruturação das universidades públicas. No conjunto de medidas tomadas, encontra-se a Política de Assistência Estudantil. O objetivo deste trabalho é discutir o Ensino Superior a partir da referida política, assinalando suas mudanças e seus avanços, bem como os desafios que são postos a ela quando se tem como meta a inclusão social, a formação ampliada e a igualdade de oportunidades aos/às estudantes das IFES na perspectiva do direito social assegurado pela Carta Magna. Para alcançar o objetivo proposto, foram analisados documentos, artigos e livros que tratam da educação, das políticas educacionais e da Assistência Estudantil, especialmente na Universidade Federal de Juiz de Fora. Chegou-se a conclusão de que, em grande medida, as políticas educacionais têm se alinhado à política econômica neoliberal. Verificou-se que a política em tela tem sistematizado e oferecido diversos auxílios que contribuem efetivamente para a democratização do Ensino Superior público. No entanto, também se percebeu que ela tem desafios a serem enfrentados, tais como o da universalização da assistência, da garantia da cidadania e da melhoria da qualidade de vida dos/das apoiados/as. Ainda, assinalou-se que, no âmbito da política de assistência estudantil, há a potencialidade de vir a se elaborar diretrizes e promover ações coletivas que estimulem a reflexão crítica, a educação preocupada com a ética, a cooperação, o respeito mútuo, a igualdade e a justiça social.

Palavras-chave : Ensino superior; Política de assistência estudantil; Neoliberalismo; Formação ética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )