SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número40Ensino superior e política de assistência estudantil: repensando a formação universitáriaA representação do negro na literatura infantil contemporânea brasileira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação e Cultura Contemporânea

versión impresa ISSN 1807-2194versión On-line ISSN 2238-1279

Resumen

MWEWA, Christian Muleka  y  MENDES, Ana Paula Leão. Controle social e mediações étnico-raciais em Quanto Vale ou é Por Quilo? de Sérgio Bianchi. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.40, pp.251-273.  Epub 12-Abr-2018. ISSN 2238-1279.  https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180056.

Por meio da análise do filme Quanto Vale ou é Por Quilo?, de Sergio Bianchi (2005) objetivamos explicitar e compreender o processo de construção de preconceito e de discriminação dentro da sociedade brasileira. Nossos referenciais teóricos transitam entre estudos da área da sociologia, estudos culturais e antropologia, em especial, Kabengele Munanga. A pesquisa se caracteriza como de revisão bibliográfica e análise de documento, uma vez que tomamos o filme enquanto documento. Nossas análises indicam que a herança histórico-cultural anunciada na carta de Pero Vaz de Caminha, por exemplo, permanece efetiva na sociedade brasileira e funciona como uma ferramenta de controle social nos dias atuais. Essas ferramentas são explicitadas no filme em análise. A dita miscigenação promovida pelo preconceito mascara as desigualdades sociais, especialmente nas dimensões étnicas e raciais, pois essas ainda servem de referência das relações sociais na sociedade brasileira.

Palabras clave : Escravidão; Brasil; Controle social; Relações sociais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )