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Revista Educação e Cultura Contemporânea

Print version ISSN 1807-2194On-line version ISSN 2238-1279

Abstract

CABRAL, Gladir da Silva; MARTINHAGO, Daiane Barreto  and  CAROLA, Carlos Renato. A representação do negro na literatura infantil contemporânea brasileira. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.40, pp.274-299.  Epub Apr 12, 2018. ISSN 2238-1279.  https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180057.

Este artigo tem por objetivo aprofundar o conhecimento sobre o tema da representação do negro na literatura infantil, abordando a diversidade étnica afrodescendente como contribuição para a cultura brasileira. O corpus da pesquisa é composto de nove obras literárias infantis que compõem o pacote do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), destinadas a alfabetizandos do ensino fundamental. Com base em autores como Stuart Hall, Lilia Moritz Schwarcz, Nilma Lino Gomes e Kabengele Munanga, que tratam de questões étnico-raciais, foram analisadas as obras acima citadas, o que evidenciou a importância da literatura na construção da identidade dos afrodescendentes e na valorização cultural desses povos, além do caráter formativo e educativo da literatura infantil para o exercício da cidadania e da convivência com a diversidade. No entanto, observou-se também que parte das obras não problematizam de modo mais direto as relações de poder e assimetrias entre brancos e negros: questões como o preconceito e o racismo, por exemplo, não são explicitamente tratadas. O combate ao racismo deve ser tema de discussão entre os estudantes na sala de aula, estando a literatura a serviço da informação e da reflexão sobre as práticas sociais vigentes e as relações étnico-raciais. A cultura negra seria de fato valorizada, não como curiosidade ou exotismo, mas como elemento constitutivo da cultura e da sociedade brasileira.

Keywords : Negro; Identidade; Cultura; Racismo; Literatura Infantil.

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