SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número40Controle social e mediações étnico-raciais em Quanto Vale ou é Por Quilo? de Sérgio BianchiConcepções de licenciandos sobre a homossexualidade: preconceito na formação de professores? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação e Cultura Contemporânea

versão impressa ISSN 1807-2194versão On-line ISSN 2238-1279

Resumo

CABRAL, Gladir da Silva; MARTINHAGO, Daiane Barreto  e  CAROLA, Carlos Renato. A representação do negro na literatura infantil contemporânea brasileira. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.40, pp.274-299.  Epub 12-Abr-2018. ISSN 2238-1279.  https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180057.

Este artigo tem por objetivo aprofundar o conhecimento sobre o tema da representação do negro na literatura infantil, abordando a diversidade étnica afrodescendente como contribuição para a cultura brasileira. O corpus da pesquisa é composto de nove obras literárias infantis que compõem o pacote do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), destinadas a alfabetizandos do ensino fundamental. Com base em autores como Stuart Hall, Lilia Moritz Schwarcz, Nilma Lino Gomes e Kabengele Munanga, que tratam de questões étnico-raciais, foram analisadas as obras acima citadas, o que evidenciou a importância da literatura na construção da identidade dos afrodescendentes e na valorização cultural desses povos, além do caráter formativo e educativo da literatura infantil para o exercício da cidadania e da convivência com a diversidade. No entanto, observou-se também que parte das obras não problematizam de modo mais direto as relações de poder e assimetrias entre brancos e negros: questões como o preconceito e o racismo, por exemplo, não são explicitamente tratadas. O combate ao racismo deve ser tema de discussão entre os estudantes na sala de aula, estando a literatura a serviço da informação e da reflexão sobre as práticas sociais vigentes e as relações étnico-raciais. A cultura negra seria de fato valorizada, não como curiosidade ou exotismo, mas como elemento constitutivo da cultura e da sociedade brasileira.

Palavras-chave : Negro; Identidade; Cultura; Racismo; Literatura Infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )