SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue40The representation of African descendants in Brazilian contemporary children's literatureDeaf culture in the "inclusive school"? Construction of identities among deaf people author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação e Cultura Contemporânea

Print version ISSN 1807-2194On-line version ISSN 2238-1279

Abstract

CASTRO, André Luis da Silva et al. Concepções de licenciandos sobre a homossexualidade: preconceito na formação de professores?. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.40, pp.300-316.  Epub July 30, 2018. ISSN 2238-1279.  https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180058.

O presente estudo avaliou a concepção de licenciandos sobre a homossexualidade e a relação com a idade, o sexo e o curso dos estudantes (Química, Matemática e Ciências Biológicas), tendo como amostra estudantes de uma instituição federal do Estado de Goiás. Foi aplicado um questionário a 141 estudantes, que continha 3 escalas validadas para avaliação de preconceito: escala de explicações sobre a homossexualidade, de expressão emocional e de rejeição à intimidade com homossexuais. Os resultados revelaram diferentes níveis de preconceito dos estudantes em relação à homossexualidade, identificados por explicações que negam a homossexualidade como forma de identidade do sujeito, pela rejeição à intimidade com homossexuais e pela expressão de emoções negativas em relação a homossexuais. Os estudantes do sexo masculino mostram-se mais preconceituosos em relação aos do sexo feminino, mas sem relação com o curso ou a idade dos licenciandos. Assim, faz-se necessário o desenvolvimento de políticas e estratégias de formação inicial e continuada, nos cursos de formação de professores, a fim de desconstruir estereótipos e impedir que concepções preconceituosas em relação a homossexuais sejam reproduzidas na prática docente.

Keywords : Diversidade sexual; Homofobia; Homossexuais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )