SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número40A representação do negro na literatura infantil contemporânea brasileiraCultura surda na "escola inclusiva”? Construção de identidades no encontro pessoa surda-pessoa surda índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação e Cultura Contemporânea

versión impresa ISSN 1807-2194versión On-line ISSN 2238-1279

Resumen

CASTRO, André Luis da Silva et al. Concepções de licenciandos sobre a homossexualidade: preconceito na formação de professores?. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.40, pp.300-316.  Epub 30-Jul-2018. ISSN 2238-1279.  https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180058.

O presente estudo avaliou a concepção de licenciandos sobre a homossexualidade e a relação com a idade, o sexo e o curso dos estudantes (Química, Matemática e Ciências Biológicas), tendo como amostra estudantes de uma instituição federal do Estado de Goiás. Foi aplicado um questionário a 141 estudantes, que continha 3 escalas validadas para avaliação de preconceito: escala de explicações sobre a homossexualidade, de expressão emocional e de rejeição à intimidade com homossexuais. Os resultados revelaram diferentes níveis de preconceito dos estudantes em relação à homossexualidade, identificados por explicações que negam a homossexualidade como forma de identidade do sujeito, pela rejeição à intimidade com homossexuais e pela expressão de emoções negativas em relação a homossexuais. Os estudantes do sexo masculino mostram-se mais preconceituosos em relação aos do sexo feminino, mas sem relação com o curso ou a idade dos licenciandos. Assim, faz-se necessário o desenvolvimento de políticas e estratégias de formação inicial e continuada, nos cursos de formação de professores, a fim de desconstruir estereótipos e impedir que concepções preconceituosas em relação a homossexuais sejam reproduzidas na prática docente.

Palabras clave : Diversidade sexual; Homofobia; Homossexuais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )