SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número40Concepções de licenciandos sobre a homossexualidade: preconceito na formação de professores?Escola de excelência na rede pública municipal de Teresópolis RJ: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação e Cultura Contemporânea

versão impressa ISSN 1807-2194versão On-line ISSN 2238-1279

Resumo

ROMARIO, Lucas  e  DORZIAT, Ana. Cultura surda na "escola inclusiva”? Construção de identidades no encontro pessoa surda-pessoa surda. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.40, pp.317-342.  Epub 15-Nov-2017. ISSN 2238-1279.  https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180059.

Este artigo é proveniente de uma dissertação, realizada num Programa de Pós-Graduação em Educação e desenvolvida sob a base teórica dos Estudos Culturais e dos Estudos Surdos. Com o objetivo de analisar as relações construídas entre pares surdos no espaço da "escola inclusiva”, foram realizadas entrevistas com professoras surdas e observações de práticas pedagógicas que envolviam professoras surdas, alunas surdas e alunos surdos, desenvolvidas no Atendimento Educacional Especializado (AEE) de escolas comuns da cidade de João Pessoa-PB. A metodologia (qualitativa) esteve aberta a várias possibilidades, entre elas os princípios da análise de conteúdo, que foram tomados como base para subsidiar as análises realizadas. As análises sinalizaram que, ao socializar as experiências com as alunas surdas e os alunos surdos, especialmente as relativas à diferença surda, as professoras surdas fazem circular os artefatos da Cultura Surda nos momentos didático-pedagógicos do AEE. Com isso, elas proporcionam a suas alunas e seus alunos conhecimentos históricos e políticos acerca do seu grupo cultural, contribuindo para que elas e eles desenvolvam processos de identificação e fortaleçam a Cultura Surda. Ademais, o encontro cultural com as professoras surdas permite que as alunas surdas e os alunos surdos construam identidades mais empoderadas, mesmo estando imersas e imersos numa sociedade e numa escola normalizadoras que as/os percebem apenas pela ótica da deficiência.

Palavras-chave : Cultura Surda; Construção de identidades; "Escola inclusiva”.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )