SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número40Cultura surda na "escola inclusiva”? Construção de identidades no encontro pessoa surda-pessoa surdaO sentido da pedagogia em meio aos desafios da diversidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação e Cultura Contemporânea

versión impresa ISSN 1807-2194versión On-line ISSN 2238-1279

Resumen

COSTA, Regis Argüelles da. Escola de excelência na rede pública municipal de Teresópolis RJ: um estudo de caso. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.40, pp.343-362.  Epub 23-Jul-2018. ISSN 2238-1279.  https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180060.

Os dados consolidados do Índice de Desempenho da Educação Básica (IDEB) e da Prova Brasil indicam uma queda significativa de rendimento da rede pública de ensino básico nos anos finais do ensino fundamental, quando comparados com os anos iniciais. Assim, procuramos identificar uma escola desse nível de ensino que, por contraste, apresentasse bom aproveitamento relativo nos índices federais de avaliação, e também na opinião dos profissionais que atuam na rede. Esse critério nos levou à Escola Chad Goblin, localizada na área urbana do município de Teresópolis - RJ, região serrana do Rio de Janeiro. O trabalho de investigação procurou analisar algumas características desse estabelecimento, a fim de compreender fatores que podem interferir na sua reputação e em seus resultados. Pretendeu-se uma aproximação com estudos que buscam refinar quais seriam as mediações que marcam alguns processos exitosos de educação formal, cujo estudo levaria à construção de uma sociologia das escolaridades, conforme Maria Nogueira. O uso de diversas técnicas de análise – quantitativas e qualitativas – ampliou as possibilidades de abordagem do objeto, indo ao encontro da literatura que ressalta a multidimensionalidade epistêmica da escola. Foi possível perceber existência de certo ethos institucional que, de certa forma, engendra a representação de escola de excelência para a comunidade escolar em geral.

Palabras clave : Sociologia da escola; Cultura escolar; Escola de excelência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )