SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número40Escola de excelência na rede pública municipal de Teresópolis RJ: um estudo de casoEstudar, aprender e se desenvolver na história: uma possibilidade via elaboração conceitual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação e Cultura Contemporânea

versão impressa ISSN 1807-2194versão On-line ISSN 2238-1279

Resumo

LAGO, Clenio. O sentido da pedagogia em meio aos desafios da diversidade. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.40, pp.363-385.  Epub 01-Set-2018. ISSN 2238-1279.  https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180061.

Com a ruptura da metafísica tem-se recolocado em suspenso os fundamentos sob os quais funda-se a educação, como os fundamentos em que se assenta a pedagogia até então abrindo múltiplos espaços de incertezas e inquietações entre os pedagogos e demais profissionais envolvidos com a educação. Portanto, clama-se a necessidade de uma Pedagogia e pedagogos para além do bem e do mal estabelecidos, o que torna fundamental a necessária compreensão do sentido de educar e de ser pedagogo, da Pedagogia, orientados pelo viés do diálogo e pela experiência da alteridade. Este artigo apresenta uma reflexão sobre ser pedagogo no horizonte dos desafios contemporâneos da educação em meio à emergência da diversidade como alteridade, visto que a diferença pela diferença, não necessariamente, constitui experiência de alteridade, embora constitua contexto de condições.

Palavras-chave : Diversidade; Alteridade; Pedagogia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )