SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue40The sense of pedagogy among the challenges of diversityConcept and curriculum action in Paulo Freire's work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação e Cultura Contemporânea

Print version ISSN 1807-2194On-line version ISSN 2238-1279

Abstract

DE GOIS, Francisca Lacerda  and  CAVALCANTE, Maria da Paz. Estudar, aprender e se desenvolver na história: uma possibilidade via elaboração conceitual. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.40, pp.386-410.  Epub Apr 30, 2018. ISSN 2238-1279.  https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180062.

Este trabalho discute a formação e o desenvolvimento de conceitos científicos na escola. Seu objetivo é analisar algumas contribuições teóricas, acerca da formação e desenvolvimento de conceitos científicos, numa relação com o processo de elaboração conceitual no ensino de História. De caráter bibliográfico e fundamentado nas perspectivas Histórico-Cultural e Aprendizagem Histórica, o estudo permitiu vislumbrar que o processo de ensino e de aprendizagem, desenvolvido com base na elaboração conceitual, contribui para promover a aprendizagem e o desenvolvimento do educando. Apresenta-se uma proposição de atividade, a ser efetivada nos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando a familiarização com atributos de conceitos desse componente curricular. Essa produção contribui para enfatizar as potencialidades formativas da História fortalecendo a sua presença no currículo escolar.

Keywords : História; Aprendizagem histórica; Conceitos científicos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )