SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número40O sentido da pedagogia em meio aos desafios da diversidadeConcepção e ação curricular nas obras de Paulo Freire índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação e Cultura Contemporânea

versión impresa ISSN 1807-2194versión On-line ISSN 2238-1279

Resumen

DE GOIS, Francisca Lacerda  y  CAVALCANTE, Maria da Paz. Estudar, aprender e se desenvolver na história: uma possibilidade via elaboração conceitual. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.40, pp.386-410.  Epub 30-Abr-2018. ISSN 2238-1279.  https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180062.

Este trabalho discute a formação e o desenvolvimento de conceitos científicos na escola. Seu objetivo é analisar algumas contribuições teóricas, acerca da formação e desenvolvimento de conceitos científicos, numa relação com o processo de elaboração conceitual no ensino de História. De caráter bibliográfico e fundamentado nas perspectivas Histórico-Cultural e Aprendizagem Histórica, o estudo permitiu vislumbrar que o processo de ensino e de aprendizagem, desenvolvido com base na elaboração conceitual, contribui para promover a aprendizagem e o desenvolvimento do educando. Apresenta-se uma proposição de atividade, a ser efetivada nos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando a familiarização com atributos de conceitos desse componente curricular. Essa produção contribui para enfatizar as potencialidades formativas da História fortalecendo a sua presença no currículo escolar.

Palabras clave : História; Aprendizagem histórica; Conceitos científicos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )