SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número40Estudar, aprender e se desenvolver na história: uma possibilidade via elaboração conceitualPrograma internacional de avaliação de estudantes, O caso Miranda – Venezuela: o que os documentos e informes revelam acerca da qualidade e avaliação educacional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação e Cultura Contemporânea

versión impresa ISSN 1807-2194versión On-line ISSN 2238-1279

Resumen

SOARES, Marta Genú. Concepção e ação curricular nas obras de Paulo Freire. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.40, pp.411-429.  Epub 31-Oct-2018. ISSN 2238-1279.  https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180063.

Esse estudo dialoga com os pressupostos freireanos, entre 1964 e 1980, que perpassam pela ação curricular e prática pedagógica. O método histórico-dialético é adotado para compreender o conjunto da obra freireana, escrita individualmente no exílio, em sua historicidade e que caracteriza como concepção ontológica e método de análise e práxis. De caráter bibliográfico tem como questão central a análise crítica das categorias e conceitos, construídas por Freire nas primeiras obras, e que implicam no processo e prática curricular. Conclui que as práticas curriculares encontradas na obra de Freire são a ação de apropriação da realidade (conhecimento e consciência), a criação para estar na vida por meio da situação existencial (superação), e sistematização de saberes vivenciais com teoria (cultura).

Palabras clave : Currículo; Epistemologia; Prática Educativa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )