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Revista Educação e Cultura Contemporânea

versão impressa ISSN 1807-2194versão On-line ISSN 2238-1279

Resumo

SOARES, Marta Genú. Concepção e ação curricular nas obras de Paulo Freire. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.40, pp.411-429.  Epub 31-Out-2018. ISSN 2238-1279.  https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180063.

Esse estudo dialoga com os pressupostos freireanos, entre 1964 e 1980, que perpassam pela ação curricular e prática pedagógica. O método histórico-dialético é adotado para compreender o conjunto da obra freireana, escrita individualmente no exílio, em sua historicidade e que caracteriza como concepção ontológica e método de análise e práxis. De caráter bibliográfico tem como questão central a análise crítica das categorias e conceitos, construídas por Freire nas primeiras obras, e que implicam no processo e prática curricular. Conclui que as práticas curriculares encontradas na obra de Freire são a ação de apropriação da realidade (conhecimento e consciência), a criação para estar na vida por meio da situação existencial (superação), e sistematização de saberes vivenciais com teoria (cultura).

Palavras-chave : Currículo; Epistemologia; Prática Educativa.

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