SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue40Concept and curriculum action in Paulo Freire's workAnalysis of the Theory of Constraints for Education and its impact on educational systems author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação e Cultura Contemporânea

Print version ISSN 1807-2194On-line version ISSN 2238-1279

Abstract

FRANCA JUNIOR, Antenor da Cunha; PEREIRA, Gisele Adriana Maciel  and  CORREA, Vanessa Cristiane. Programa internacional de avaliação de estudantes, O caso Miranda – Venezuela: o que os documentos e informes revelam acerca da qualidade e avaliação educacional. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.40, pp.430-451.  Epub July 25, 2018. ISSN 2238-1279.  https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180064.

O presente artigo tem como objetivo apresentar a participação do estado de Miranda, situado na Venezuela, no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), em 2010, em sua edição especial denominada de PISA PLUS 2009. Nesta ocasião, a área principal de análise foi Leitura, contudo, também se avaliou Matemática e Ciências, a exemplo do que vem ocorrendo trienalmente, desde o ano 2000, posto que sejam estas as três áreas de avaliação. Ainda que não seja o único instrumento, a OCDE toma o desempenho dos alunos nesses testes como referencial de qualidade na educação. Desta forma, a apreciação dos dados estatísticos, com base em um referencial teórico, vislumbra lançar um olhar sobre a qualidade e sobre a avaliação educacional no país, corroborando assim, para que com base numa leitura crítica dos mesmos se possa pensar nos eventuais problemas educacionais. O enfrentamento e superação de determinadas situações, se dá por meio da elaboração e implementação de políticas educativas que visem não somente o acesso equitativo de toda a população ao sistema de ensino, mas também a sua permanência com qualidade no espaço escolar. Pois, parte-se do entendimento de que o direito à educação de qualidade não se descola do âmbito das políticas sociais, nas quais a educação está intimamente relacionada, já que o contexto socioeconômico e cultural possui um grande impacto no desempenho alcançado pelos educandos.

Keywords : PISA; Qualidade; Avaliação; Direito à educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )