SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue40International program of student evaluation, Case Miranda - Venezuela: what documents and reports reveal about quality and educational assessmentOverview of research involving educational practices in mathematics education in youth and adults author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação e Cultura Contemporânea

Print version ISSN 1807-2194On-line version ISSN 2238-1279

Abstract

MARQUES, Stela  and  DE CASTRO, Ronaldo Moreira. Análise da Teoria das Restrições para a Educação e seu impacto nos sistemas educacionais. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.40, pp.452-474.  Epub July 08, 2018. ISSN 2238-1279.  https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180065.

A sucessiva mudança de paradigmas educacionais tem sido evidente nas últimas décadas, assim como a proliferação de estudos científicos que visam aprofundar o conhecimento sobre os contornos do processo ensino-aprendizagem e delinear estratégias e práticas educacionais que sejam cada vez mais eficazes. Todavia, escolas em todo o mundo continuam registrando problemas educacionais derivados de metodologias de ensino inadequadas e pouco efetivas para o alunado do século XXI, que está cada vez mais conectado ao mundo virtual. Este artigo apresenta a discussão de uma metodologia de ensino baseada em um consagrado método de gestão empresarial, cuja operacionalização se dá através da utilização do Método Socrático e sua forma específica de questionamento. Através da avaliação de causa-efeito, o indivíduo é instigado a questionar e a averiguar por si próprio as possíveis respostas para seus questionamentos. Destarte, o aluno habituado a receber respostas prontas é incentivado a buscar as suas próprias respostas, o que incute nele um maior sentido de participação, responsabilidade e compromisso com o seu aprendizado. A seguir, vamos discutir um método conhecido como Teoria das Restrições para a Educação e examinar suas implicações educacionais para a escola brasileira e refletir sobre o que já está ocorrendo nos países onde já está implantado na escola.

Keywords : Teoria das Restrições; Inovação pedagógica; Método de ensino.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )