SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número40Programa internacional de avaliação de estudantes, O caso Miranda – Venezuela: o que os documentos e informes revelam acerca da qualidade e avaliação educacionalPanorama das pesquisas envolvendo práticas pedagógicas em matemática na educação de jovens e adultos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação e Cultura Contemporânea

versão impressa ISSN 1807-2194versão On-line ISSN 2238-1279

Resumo

MARQUES, Stela  e  DE CASTRO, Ronaldo Moreira. Análise da Teoria das Restrições para a Educação e seu impacto nos sistemas educacionais. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.40, pp.452-474.  Epub 08-Jul-2018. ISSN 2238-1279.  https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180065.

A sucessiva mudança de paradigmas educacionais tem sido evidente nas últimas décadas, assim como a proliferação de estudos científicos que visam aprofundar o conhecimento sobre os contornos do processo ensino-aprendizagem e delinear estratégias e práticas educacionais que sejam cada vez mais eficazes. Todavia, escolas em todo o mundo continuam registrando problemas educacionais derivados de metodologias de ensino inadequadas e pouco efetivas para o alunado do século XXI, que está cada vez mais conectado ao mundo virtual. Este artigo apresenta a discussão de uma metodologia de ensino baseada em um consagrado método de gestão empresarial, cuja operacionalização se dá através da utilização do Método Socrático e sua forma específica de questionamento. Através da avaliação de causa-efeito, o indivíduo é instigado a questionar e a averiguar por si próprio as possíveis respostas para seus questionamentos. Destarte, o aluno habituado a receber respostas prontas é incentivado a buscar as suas próprias respostas, o que incute nele um maior sentido de participação, responsabilidade e compromisso com o seu aprendizado. A seguir, vamos discutir um método conhecido como Teoria das Restrições para a Educação e examinar suas implicações educacionais para a escola brasileira e refletir sobre o que já está ocorrendo nos países onde já está implantado na escola.

Palavras-chave : Teoria das Restrições; Inovação pedagógica; Método de ensino.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )