SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue40Analysis of the Theory of Constraints for Education and its impact on educational systems author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação e Cultura Contemporânea

Print version ISSN 1807-2194On-line version ISSN 2238-1279

Abstract

FREITAS, Adriano Vargas  and  PIRES, Célia Maria Carolino. Panorama das pesquisas envolvendo práticas pedagógicas em matemática na educação de jovens e adultos. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.40, pp.475-491.  Epub Apr 18, 2017. ISSN 2238-1279.  https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180000.

O artigo apresenta um recorte dos resultados de pesquisa qualitativa em Educação Matemática que analisou produções científicas selecionadas por apresentarem contribuições a essa área visando a compreensão e avanço da Educação de Jovens e Adultos. Para a seleção dos dados tomamos como base os periódicos constantes da listagem Qualis (CAPES / MEC), na área de Ensino de Ciências e Matemática no período compreendido em 2000 a 2010. As análises, desenvolvidas por meio da Análise Textual Discursiva, nos permitiram estabelecer quatro temas: I) Formação / Atuação do Professor / Alfabetizador da EJA; II) Práticas Pedagógicas na EJA; III) Currículos da EJA, e IV) Avaliação da / na EJA. Neste artigo destacamos o Tema II. Dentre os principais resultados a verificação de convergência para a indicação de uma postura mais investigativa, por parte do professor, sobre a produção oral e escrita de seus alunos e adoção de uma maior flexibilização na exigência de padronização na expressão dos procedimentos matemáticos considerando as especificidades, objetivos e conhecimentos prévios de seus estudantes. Destacamos também o recorrente argumento de que a percepção do próprio aluno de seu entendimento dos conteúdos desenvolvidos nas práticas educativas em matemática aumenta sua autoestima e influencia diretamente seu envolvimento nessa área.

Keywords : Educação Matemática; Educação de Jovens e Adultos; Estado da Arte; Práticas Pedagógicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )