SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número40Análise da Teoria das Restrições para a Educação e seu impacto nos sistemas educacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação e Cultura Contemporânea

versão impressa ISSN 1807-2194versão On-line ISSN 2238-1279

Resumo

FREITAS, Adriano Vargas  e  PIRES, Célia Maria Carolino. Panorama das pesquisas envolvendo práticas pedagógicas em matemática na educação de jovens e adultos. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.40, pp.475-491.  Epub 18-Abr-2017. ISSN 2238-1279.  https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180000.

O artigo apresenta um recorte dos resultados de pesquisa qualitativa em Educação Matemática que analisou produções científicas selecionadas por apresentarem contribuições a essa área visando a compreensão e avanço da Educação de Jovens e Adultos. Para a seleção dos dados tomamos como base os periódicos constantes da listagem Qualis (CAPES / MEC), na área de Ensino de Ciências e Matemática no período compreendido em 2000 a 2010. As análises, desenvolvidas por meio da Análise Textual Discursiva, nos permitiram estabelecer quatro temas: I) Formação / Atuação do Professor / Alfabetizador da EJA; II) Práticas Pedagógicas na EJA; III) Currículos da EJA, e IV) Avaliação da / na EJA. Neste artigo destacamos o Tema II. Dentre os principais resultados a verificação de convergência para a indicação de uma postura mais investigativa, por parte do professor, sobre a produção oral e escrita de seus alunos e adoção de uma maior flexibilização na exigência de padronização na expressão dos procedimentos matemáticos considerando as especificidades, objetivos e conhecimentos prévios de seus estudantes. Destacamos também o recorrente argumento de que a percepção do próprio aluno de seu entendimento dos conteúdos desenvolvidos nas práticas educativas em matemática aumenta sua autoestima e influencia diretamente seu envolvimento nessa área.

Palavras-chave : Educação Matemática; Educação de Jovens e Adultos; Estado da Arte; Práticas Pedagógicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )