SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue41Training practices in a scenario of contradictions: problematizing gender and deficiency issues author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação e Cultura Contemporânea

Print version ISSN 1807-2194On-line version ISSN 2238-1279

Abstract

BARBOSA, Maria Carmen Silveira  and  RICHTER, Sandra Simonis. Formação de professores para a educação básica: tensão entre limites e possibilidades. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.41, pp.31-53.  Epub Oct 15, 2018. ISSN 2238-1279.  https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180068.

Este ensaio aborda a relação entre a formação de professores para a Educação Básica e distintos conceitos filosóficos que atuam como intercessores nos discursos e na abertura à possibilidade de promover fissuras nos modos hegemônicos de compreender e realizar a formação inicial de professores. A interlocução com Hannah Arendt, Paul Ricoeur, Martha Nussbaum e Gert Biesta permite atualizar a compreensão de formação humana como atitude encarnada em percursos coletivos e singulares; recolocar proposições que buscam superar a oscilação de ênfase na teoria ou na prática; sustentar que a docência exige “tornar-se presença” por ser uma profissão relacional; considerar a política e a ética como vida vivida e significada na própria experiência formativa no ensino superior desde o encontro com a alteridade, o reconhecimento da diversidade e a responsabilidade com os outros pelo mundo comum. A conclusão aponta que a formação de professores dirigida para a atuação educacional com bebês, crianças e jovens poderia adquirir novos contornos a partir da tensão entre ideologia e utopia como criação de outro imaginário pedagógico comprometido tanto com a retomada da força conceitual e integradora da escola, em sua dimensão de espaço social da esfera pública, quanto com a responsabilidade criadora de imaginar contextos de vida e de experiência educacional materializados no agir docente.

Keywords : Formação de Professores; Educação Básica; Formação inicial; Imaginário pedagógico..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )