SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número41Formação de professores para a educação básica: tensão entre limites e possibilidadesFormação pedagógica: o que revelam os cursos de Letras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação e Cultura Contemporânea

versão impressa ISSN 1807-2194versão On-line ISSN 2238-1279

Resumo

GIVIGI, Rosana Carla do Nascimento; ALCANTARA, Juliana Nascimento de; DIAS, Alfrancio Ferreira  e  CARDOSO, Helma de Melo. Práticas formativas num cenário de contradições: problematizando as questões de gênero e da deficiência. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.41, pp.54-83.  Epub 15-Out-2018. ISSN 2238-1279.  https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180069.

A escola produz um processo de aniquilamento sutil das diferenças: seja racial, gênero, étnico, entre outras. Por outro lado há uma resistência cotidiana que recusa a homogeneização, que luta pelo poder da vida num cenário de contradições. Esse artigo objetiva discutir dois cenários onde a diferença não é apaziguada e sim problematizada. O primeiro objetivou analisar como as temáticas de corpo, gênero e sexualidades estão sendo introduzidas nas práticas formativas das licenciaturas de Química e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe- IFS/Campus Aracaju, a partir da perspectiva pós-crítica. A proposta metodológica, na mesma perspectiva, utilizou análise documental, entrevista semiestruturada e grupo focal. O segundo analisa o processo de formação de professores no Curso de Formação Continuada de Professores na Perspectiva Inclusiva, a partir da matriz histórico-cultural. O aporte metodológico foi a pesquisa-ação colaborativo-crítica e foi construído um processo de formação continuada. Os resultados de ambas as pesquisas apontam que não é possível uma síntese totalizante das diferenças; que existe um silenciamento quanto a normatização dos corpos seja em relação a sexualidade ou a deficiência; que as representações são atravessadas pelos discursos médico, biológico, religioso, que são permeados pela heteronormatividade; que existem brechas de mudanças a partir de uma formação focada na visão dialógica; que a partir da imersão teórica na articulação com as práticas criam-se potências. Por fim, afirma-se a importância da prática pedagógica dialógica, trazendo para escola múltiplas vozes, sem invisibilizadar e/ou não reconhecê-las.

Palavras-chave : Formação Docente; Gênero; Deficiência; Pesquisa-ação colaborativo-crítica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )