SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número41Práticas formativas num cenário de contradições: problematizando as questões de gênero e da deficiênciaA formação continuada como espaço de reorientação curricular: reflexões teórico-metodológicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação e Cultura Contemporânea

versão impressa ISSN 1807-2194versão On-line ISSN 2238-1279

Resumo

COSTA, Clara Corrêa da  e  GONCALVES, Helenice Maia. Formação pedagógica: o que revelam os cursos de Letras. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.41, pp.84-102.  Epub 15-Out-2018. ISSN 2238-1279.  https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180070.

Este trabalho teve como objetivo identificar e analisar a forma como vem sendo desenvolvida a formação pedagógica no curso de Letras com habilitação em Língua Inglesa. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como lócus de investigação quatro universidades do Rio de Janeiro, tendo sido definidos como sujeitos 30 professores que atuam no referido curso. Foram utilizadas como técnicas de investigação análise documental e entrevistas conversacionais. O material coletado foi tratado com base na Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin. Desta análise foi possível identificar que, embora os professores reconheçam a necessidade de oferecer uma formação inicial que articule conteúdos específicos e conteúdos relativos à formação pedagógica, ainda há diversos fatores que dificultam sua efetivação. Foi apontada pelos professores participantes como um elemento dificultador para a efetivação desta articulação a indisponibilidade dos alunos para a apropriação de conhecimentos didático-pedagógicos que não estão de acordo com seus interesses ou que não consideram muito necessários para seu exercício profissional futuro, o que não deixa de ser preocupante, uma vez que se preparam para o exercício da docência. Observou-se que a experiência profissional dos professores do curso contribui para a promoção dessa articulação, mesmo que esta ainda não esteja formalizada nos currículos dos cursos, mas está expressa na prática docente. Foi identificada a simultaneidade de dois modelos de formação: o dos conteúdos culturaiscognitivos e do pedagógico-didático, com mais peso para o primeiro, o que ratifica a persistência do modelo "3+1" registrada na fala dos professores.

Palavras-chave : Formação pedagógica; Curso de Letras; Língua Inglesa..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )