SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número41Formação pedagógica: o que revelam os cursos de LetrasFormação continuada dos professores em contexto: espaços de diálogo/formação no ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação e Cultura Contemporânea

versão impressa ISSN 1807-2194versão On-line ISSN 2238-1279

Resumo

LIMA, Elmo de Souza. A formação continuada como espaço de reorientação curricular: reflexões teórico-metodológicas. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.41, pp.103-125.  Epub 15-Out-2018. ISSN 2238-1279.  https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180071.

Os estudos críticos da educação trouxeram inúmeras contribuições à construção de propostas curriculares voltadas à valorização das práticas culturais dos diferentes grupos sociais. O desenvolvimento de projetos educativos críticos está associado à implementação de políticas de formação de educadores que favoreçam a compreensão crítica do contexto sócio-histórico e cultural e o desenvolvimento de práticas educativas fundadas nos princípios políticos crítico-emancipatórios. Esta pesquisa teve como objetivo investigar como as reflexões críticas desenvolvidas a partir da formação-investigação possibilitaram a reorientação do currículo nas escolas de educação básica. A partir das contribuições teórico-metodológicas da pesquisa-ação foi possível problematizar o contexto sócio-histórico e cultural, assim como o projeto educativo da escola, favorecendo a identificação dos desafios e possibilidades quanto à reorientação da proposta curricular na perspectiva da contextualização e da interdisciplinaridade. Nesse processo, os educadores dedicarem-se à reflexão das práticas educativas, permeada pela compreensão do contexto sócio-histórico e cultural, resultando na apropriação dos princípios políticos e filosóficos que dão sustentação ao projeto educativo em desenvolvimento, bem como à construção de propostas pedagógicas e curriculares voltadas à transformação social.

Palavras-chave : Contextualização; Formação continuada; Reorientação curricular.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )