SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número41A formação continuada como espaço de reorientação curricular: reflexões teórico-metodológicasFormação de professores indígenas Guarani e Kaiowá em Mato Grosso do Sul: o empoderamento que circula Entre dois mundos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação e Cultura Contemporânea

versão impressa ISSN 1807-2194versão On-line ISSN 2238-1279

Resumo

GIVIGI, Rosana Carla do Nascimento  e  SILVA, Raquel Souza. Formação continuada dos professores em contexto: espaços de diálogo/formação no ensino fundamental. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.41, pp.126-148.  Epub 15-Out-2018. ISSN 2238-1279.  https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180072.

No Brasil, amplo é o desafio para conceber a educação na perspectiva inclusiva. Nesse sentido, a formação continuada dos professores em contexto é uma das possibilidades para a transformação do cenário educacional. O presente estudo apresentou como objetivo analisar o processo de formação continuada de professores a partir de espaços de diálogo/formação sobre alunos com deficiência/dificuldades numa escola pública de ensino fundamental. Para tanto, utilizou do referencial teórico Foucaultiano que articula que os sujeitos são construídos por históricos processos de subjetivação imbricados em uma complexa rede de micropoderes. O aporte-teórico metodológico utilizado é da pesquisaação colaborativo-crítica. A pesquisa de campo realizou-se em uma escola pública estadual da rede regular de ensino. No total foram 37 visitas a escola, do período de novembro de 2015 a julho de 2016, nas quais se efetivaram momentos de observação, participação coletiva em sala de aula e diálogo com os professores. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se o diário de campo, o qual foi analisado com codificação aberta, segundo códigos teórico-analíticos. Como resultados observou-se que a escola produz processos normalizadores; que a organização escolar dificulta a realização de momentos coletivos de aprendizado; que a escola tem poucos espaços de diálogo/formação; que o trabalho colaborativo é potente na abertura de espaços de diálogo/formação. Por fim, o estudo sugere que há necessidade da escola reinventar outras relações, de instituir outros espaços de diálogo/formação, produzindo outros processos de subjetivação de ser aluno e ser professor.

Palavras-chave : Formação de professores; Relações de poder; Pesquisa-ação colaborativo-crítica; Diálogo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )