SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue41Inclusive processes, continued teacher training and professional educationThe attributions of the "significant others" and the "generalized others" in the constitution of identity of students enrolled in a Chemistry teacher initial training course author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação e Cultura Contemporânea

Print version ISSN 1807-2194On-line version ISSN 2238-1279

Abstract

BOGO, Maria Nalva Araújo Rodrigues Araújo  and  CARVALHO, Luzeni Ferraz de Oliveira. Formação de educadores do campo: desafios e possibilidades do Tempo Comunidade no Curso de Pedagogia da Terra/Bahia. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.41, pp.198-229.  Epub Oct 15, 2018. ISSN 2238-1279.  https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180075.

Este artigo faz uma reflexão sobre os desafios e as possibilidades do Tempo Comunidade na formação de educadores do campo, a partir da experiência do curso de Pedagogia da Terra, realizada pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB/Departamento de Educação/DEDC-X, focalizando a organização do curso. Trata-se de uma pesquisa documental. Para tanto, realizamos um levantamento dos documentos produzidos sobre a experiência, incluindo relatórios de acompanhamento in loco realizado no período de desenvolvimento do curso, na condição de coordenadoras e professoras do referido curso. Fundamentamos teoricamente as reflexões com base em autores que discutem a formação de educadores do campo em interface com a questão agrária e a Educação do Campo: Antunes-Rocha (2010), Arroyo (2012), Antunes-Rocha et al (2012), Caldart (1997; 2000), Arroyo et al (2004), Camini (1998), Pizetta (1999; 2017) dentre outros. A partir da sistematização dos dados acerca da experiência, constatamos que para a realização de um trabalho coeso e consistente no contexto da Educação do Campo, necessário se faz criar e recriar a prática a partir dos desafios e da realidade que se apresenta. Os dados indicam ainda que, há um longo caminho a percorrer no sentido de fazer avançar e concretizar um projeto nacional de educação que, afiance aos trabalhadores do campo e da cidade as condições objetivas para o desenvolvimento pleno e integral dos indivíduos e do gênero humano.

Keywords : Formação de educadores do campo; Pedagogia da Terra; Tempo-Comunidade; Universidade do Estado da Bahia-UNEB.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )