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Revista Educação e Cultura Contemporânea

versão impressa ISSN 1807-2194versão On-line ISSN 2238-1279

Resumo

BOGO, Maria Nalva Araújo Rodrigues Araújo  e  CARVALHO, Luzeni Ferraz de Oliveira. Formação de educadores do campo: desafios e possibilidades do Tempo Comunidade no Curso de Pedagogia da Terra/Bahia. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.41, pp.198-229.  Epub 15-Out-2018. ISSN 2238-1279.  https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180075.

Este artigo faz uma reflexão sobre os desafios e as possibilidades do Tempo Comunidade na formação de educadores do campo, a partir da experiência do curso de Pedagogia da Terra, realizada pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB/Departamento de Educação/DEDC-X, focalizando a organização do curso. Trata-se de uma pesquisa documental. Para tanto, realizamos um levantamento dos documentos produzidos sobre a experiência, incluindo relatórios de acompanhamento in loco realizado no período de desenvolvimento do curso, na condição de coordenadoras e professoras do referido curso. Fundamentamos teoricamente as reflexões com base em autores que discutem a formação de educadores do campo em interface com a questão agrária e a Educação do Campo: Antunes-Rocha (2010), Arroyo (2012), Antunes-Rocha et al (2012), Caldart (1997; 2000), Arroyo et al (2004), Camini (1998), Pizetta (1999; 2017) dentre outros. A partir da sistematização dos dados acerca da experiência, constatamos que para a realização de um trabalho coeso e consistente no contexto da Educação do Campo, necessário se faz criar e recriar a prática a partir dos desafios e da realidade que se apresenta. Os dados indicam ainda que, há um longo caminho a percorrer no sentido de fazer avançar e concretizar um projeto nacional de educação que, afiance aos trabalhadores do campo e da cidade as condições objetivas para o desenvolvimento pleno e integral dos indivíduos e do gênero humano.

Palavras-chave : Formação de educadores do campo; Pedagogia da Terra; Tempo-Comunidade; Universidade do Estado da Bahia-UNEB.

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